É possível aprender brincando? Confira 5 dicas para despertar este interesse nas crianças

5 de outubro, 2018
É-possível-aprender-brincando

Todo adulto sabe que a infância é a melhor fase para aprender e se divertir. Por isso, brincar deve ser a principal atividade das crianças. Porque além de ajudar no desenvolvimento emocional, físico e mental, as brincadeiras também desenvolvem a criatividade e a esperteza dos pequenos. Portanto, nada melhor que promover este comportamento de aprender brincando.

 

Sendo assim, incentivar as crianças a participarem de atividades que possam estimular ainda mais seu desenvolvimento torna-se fundamental. O mais difícil para os pais é buscar criatividade para apresentar jogos e atividades diversas para a brincadeira educativa não cair na mesmice.

 

Vamos te ajudar com isso! Separamos 5 dicas para despertar o interesse das suas crianças em aprender brincando:

 

Se divertir como um chef

Com o grande sucesso dos programas culinários na TV, principalmente nos canais infantis, o interesse pelo assunto começou a surgir nas crianças espontaneamente.

 

Inclusive, atualmente algumas escolas oferecem aulas de culinária na grade de matérias dos pequenos. Por isso, nossa dica é que as crianças usem a cozinha para aprender brincando.

 

Então, incentivar os pequenos a prepararem seus doces e lanchinhos, montarem seu pratinho de comida e ajudarem na preparação dos sucos é uma atividade que estimula o aprendizado do Português, da Matemática e até mesmo da Química – sim, da química!

 

Mas tenha muito cuidado! As crianças precisam ser 100% monitoradas nesse ambiente, porque facas, fogão quente, ou com chamas, e até mesmo sacolas plásticas representam riscos para eles.

 

 

crianca-no-celular

Exercitar a memória e percepção

O famoso Jogo da Memória sempre foi – e continua sendo – um ótimo exercício para as crianças, além de muito divertido. Nele, um número específico de cartas é posicionado com a parte do desenho virada para baixo.

A ideia do jogo é ir memorizando o desenho da carta até ir encontrando seus pares, e, assim que encontrados, as cartas são retiradas do jogo, se não são novamente viradas para baixo e se mantém na mesma posição, até ser encontrado o par.

Além de divertir os pequenos, o jogo da memória vai fazer com que eles exercitem sua concentração, já que eles precisam estar sempre atentos à posição das cartas para encontrar os seus pares.

Sem dúvida é um dos jogos mais educativos no mercado.

Cuidar de bonecos como se fossem bebês

Pelo fato da família brasileira ter se reduzido à média de dois filhos por casal, a brincadeira com bonecos se tornou uma excelente maneira das crianças exercitarem sua empatia pelo próximo.

Trata-se de uma forma saudável de direcionar um pouco de responsabilidade para a criança, fazendo-a cuidar de um brinquedo como um bebê.

E vale a mesma premissa das dicas anteriores: essa não é uma brincadeira só para meninas, os meninos devem brincar também – visto que criança não tem maldades.

Por isso, pode-se tranquilamente apresentar um boneco como um bebê que precisa dos mesmos cuidados que eles precisavam quando ainda menores.

É interessante para que a criança possa projetar seu futuro, quando for pai ou mãe, e precisar cuidar de seu bebê. Além de poder observar a identificação da criança com o brinquedo, ou seja, tom de pele, tipo de cabelo e até mesmo alguma necessidade especial.

Essa brincadeira é muito indicada por profissionais de pedagogia. Logo, esteja despido de qualquer tipo de preconceito para exercitar os dons de seu filho.

Ensinando a tabuada

Quando chega a hora de aprender tabuadas, os pais geralmente se desesperam! Mas como aprender brincando é muito mais fácil, a nossa dica é ensinar tabuada com o jogo da tabuada!

Além de apresentar todas as operações, esse jogo vai prender a atenção das crianças, fazendo-as quererem acertar cada vez mais. A dica é dar um brinde cada vez que ela acertar uma operação.

O jogo da tabuada tem como objetivo pedagógico ajudar a crianças a resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações.

Elas devem reconhecer as regularidades em sequências numéricas através da análise dos resultados das operações, desenvolver o raciocínio lógico, conseguir perceber que a divisão é a operação inversa à multiplicação, e estabelecer a relação entre as operações de multiplicação e adição.

Sem dúvidas um dos jogos mais ricos em conhecimento, não é mesmo?!

Brincando de aprender inglês

Muitos pais se questionam sobre a idade ideal de inserir um segundo idioma na rotina de aprendizado da criança. O ideal é que ela já tenha esse contato com outra língua desde a primeira infância.

E como isso pode começar a ser feito? De várias maneiras! A mais comum é que a criança tenha seu primeiro contato com o inglês na escola.

Contudo, quando os pais têm algum conhecimento, isso pode começar a ser inserido desde muito cedo. Por exemplo, apresentar o nome das frutas em inglês, ensinar os números e letras, começando pelas vogais.

Outra forma de ensinar é oferecer joguinhos e até mesmo vídeos nesse idioma.

O importante é que a criança não enxergue o inglês com estranheza.

Como você pôde ver, aprender brincando é muito mais divertido e proveitoso para a evolução dos pequenos.

Então, use e abuse de nossas dicas – e principalmente da sua criatividade – para oferecer a melhor educação possível para seu filho, mas sempre respeitando às preferências dele.